Terça, 17 De Fevereiro De 2015
O Município da Batalha outorgou um protocolo com a Liga para a Proteção da Natureza,no sentido desta conhecida gruta necrópole, localizada na Freguesia de Reguengo do Fetal e em pleno maciço calcário estremenho, vir a ser estudada por especialistas em espeleologia.
Os trabalhos de prospeção vão iniciar-se brevemente, compreendendo o estudo e a inventariação ao longo de 10 meses das galerias subterrâneas desta importante cavidade.
O projeto conta com a designação do “Espeleologia no Reguengo do Fetal” e reveste-se, para a Batalha e para a Freguesia de Reguengo do Fetal, em particular, de grande importância, tendo em vista aprofundar os conhecimentos geológicos e hidráulicos do Buraco Roto, bem como a sua extensão e novas galerias.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, o protocolo agora outorgado com a Liga para a Proteção da Natureza pretende acrescentar informação sobre este importante recurso natural concelhio, “bem como contribuir para a sua proteção, valorização e promoção de todo o património cársico e espeleológico existente no território da Batalha”.
De acordo com o Edil, o estudo que se preconiza “será o trabalho de investigação e de âmbito técnico mais completo algumas vez realizado sobre o Buraco Roto e poderá revelar-se no futuro, nos domínios da proteção da Natureza mas também da promoção turística como uma mais valia para todo o território, associado à rede de percursos pedestres, à Escalada e ao BTT”.
Registe-se ainda que de acordo com alguns trabalhos preliminares e de prospeção inicial, foram descobertas novas galerias subterrâneas o que, de acordo com alguns especialistas, duplicaram a extensão da gruta até então conhecida.
Mais informação disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KnLCzj4evf8&sns=em
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt