Quinta, 18 De Dezembro De 2014
O Município da Batalha outorgou com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro contratos de financiamento para três projetos que envolvem uma comparticipação de 1,5 milhões de euros.
A comparticipação financeira, assegurada pelo FEDER, é de 85% do investimento elegível e os projetos em causa referem-se à valorização ambiental da margem nascente do Rio Lena - Parque ecológico e parque de estacionamento periférico de apoio intermodal ao Centro Histórico da Vila, Eixo Circular ao Rio Lena e parque de autocarros para apoio do centro histórico turístico da Vila da Batalha e, ainda, requalificação paisagística da zona envolvente ao campo de futebol sintético.
As intervenções em causa vão traduzir-se, no domínio do planeamento estratégico a médio prazo para a Batalha, em benefícios consideráveis, assentes em políticas de ordenamento com critérios bem definidos e sustentados ao nível da coesão e da mobilidade.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “os contratos de financiamento agora assegurados vão traduzir-se em dinâmicas inovadoras para a Batalha, para os seus munícipes e para todos aqueles que nos visitam, estando a autarquia empenhada em contribuir para a valorização ambiental, promovendo em complemento os valores da biodiversidade, da continuidade espacial e da valorização dos espaços verdes e de lazer “.
Como exemplo desta lógica destaca-se a construção de um novo parque urbano, na margem nascente do Rio Lena, onde o projeto prevê a criação de um novo parque verde, com zonas pedonais, pistas cicláveis, um circuito de manutenção e um jardim para os mais pequenos.
No entender de Paulo Batista Santos “o conjunto destas intervenções beneficiará, em larga medida, o território concelhio e as suas gentes, contribuindo para a qualidade de vida das populações e para a fixação de população”.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt