"A Escola de Ontem" é o título de uma exposição a inaugurar no próximo dia 26 de Fevereiro, às 14h30, na Biblioteca Municipal da Batalha, ficando patente ao público até 5 de Março, de Segunda a Sexta-feira das 11h00 às 18h00.
Fruto do trabalho de duas alunas da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha a desenvolverem um estágio curricular na Autarquia da Batalha no domínio do património, "A Escola de Ontem" pretende, de acordo com Marina Costa, uma das alunas estagiárias " transmitir ao público em geral quais os meios de aprendizagem da altura, bem como estabelecer a abordagem da relação professor - aluno, bem diferente da que existe actualmente".
Já Vera Ferreira, sustenta que na educação das primeiras décadas do Século XX, "os meios pedagógicos baseavam-se no rigor, utilizando-se alguns métodos pedagógicos nem sempre bem aceites pelos formandos, tais como as réguadas, as orelhas de burro e os joelhos em cima de grãos".
A exposição "A Escola de Ontem" mostrará alguns objectos típicos da educação deste tempo, nomeadamente as carteiras, as caixas métricas, a secretária do professor, o ábaco, a camisa da "Mocidade Portuguesa", entre outros materiais.