Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

"Fósseis do Mesozóico" em exposição na Batalha

Terça, 08 De Agosto De 2006

 "Fósseis do Mesozóico" em exposição na BatalhaIntegrada nas comemorações do Dia do Município da Batalha, a 14 de Agosto, tem lugar nesse dia, às 15h00, na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque, a inauguração da exposição "Invertebrados Fósseis do Mesozóico Português", patente até 31 deste mês.
Esta é uma iniciativa do Museu da Comunidade Concelhia que envolve a colaboração com o Laboratório de História Natural da Batalha e com o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A mostra exibe uma colecção de fósseis de organismos marinhos e salobros da Era Mesozóica, com idades compreendidas entre 250 e 65 milhões de anos, representando uma selecção de um vasto espólio reunido por Rui Louro, residente na localidade de Brancas, Batalha, fruto de buscas efectuadas a várias jazidas do Concelho da Batalha e arredores, bem como de outros pontos do país.
Em exibição estarão, entre outros, exemplares de: Celenterados Coraliários (corais), Moluscos Gastrópodes (búzios), Moluscos Bivalves (grupo de invertebrados a que pertencem os actuais berbigões e as amêijoas, por exemplo), Equinodermes Equinóides (ouriços-do-mar).
As peças far-se-ão acompanhar de painéis explicativos com noções de Paleontologia e dos de processos de fossilização. Numa área reservada da Galeria, poderão ainda ser visualizadas animações de vídeo de interesse pedagógico que procuram transmitir como era o ambiente marinho de há milhões de anos e explicar o processo natural que deu origem aos fósseis.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt