Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

"Terças com Teatro" apresenta NILTON ao Vivo

Terça, 15 De Fevereiro De 2005

"Terças com Teatro" apresenta NILTON ao VivoA programação de Fevereiro do Ciclo "Terças com Teatro", a decorrer no Auditório Municipal da Batalha em 2005 nas últimas Terças-Feiras do mês, trará à Batalha no dia 22 de Fevereiro, às 21h30, um dos principais nomes da comédia nacional, de seu nome NILTON. Antes do espectáculo propriamente dito, o comediante estará presente no local do espectáculo, das 18h00 às 19h30, para uma Sessão de autógrafos, promovendo assim, o seu DVD, lançado no final de 2004.
O grande público conhece-o pelas suas participações habituais no programa "Levanta-te e Ri", mas desde sempre viu-se atormentado por várias incontinências mentais que lhe invadiam o cérebro. Comprou uma sebenta e resolveu registar tudo. Os textos sucediam-se, as ideias ganhavam forma e a partir de uma certa altura foi impossível segurá-las no papel, ganharam vida própria. Em 1997, reúne um grupo de amigos, faz o primeiro espectáculo e confirma as ambições. Os textos resultam. Repete a experiência e tenta melhorar a fórmula. A partir daí já não há nada a fazer, está viciado! Começa a fazer espectáculos em Bares e tenta divulgar ao máximo esta forma de fazer humor.
Foi certamente dos primeiros Stand up Comedian em Portugal o que torna as coisas sempre mais difíceis. A seguir veio outro texto, outro espectáculo. Escreve diariamente e tenta sempre inovar em cada espectáculo. Fala da actualidade, política, infância, desportos, relações homem/mulher, animais empregos e de todas as coisas simples do nosso dia a dia.
Admira Robin Williams pelo ritmo, Dennis Leary pela atitude, e Jerry Seinfeld pelos textos.
Tenta fazer rir, mas já fica feliz se conseguir rir sozinho. Das suas actuações destacam-se salas como o CCB - Centro Cultural de Belém, Aula Magna - Março Jovem de Lisboa, Teatro Maria Matos - Onde gravou o DVD - Nilton ao vivo, Teatro Vilaret, Casino Estoril, Teatro Tivoli, entre outros espaços.
Nilton faz stand up comedy, sobe sozinho ao palco, divaga sobre a vida e tudo à sua volta. O poder da palavra à solta e as piadas saem a uma velocidade vertiginosa. Actua para um público de espírito aberto e que está preparado para este género de comédia.
Nos Estados Unidos, onde tudo começou, os cómicos fazem parte da cultura de um país que os promove a Super Estrelas e as suas palavras são respeitadas por legiões de fãs que os seguem nos seus espectáculos.
Milhares de bares em todo o país, fazem da Stand up Comedy uma verdadeira máquina que viu muitos serem resgatados para as cadeias de televisão e para Hollywood.
Centenas de cd´s, videos e dvd´s são editados todos os anos com os espectáculos destes cómicos, fazendo da Stand up Comedy uma indústria respeitada e admirada nos Estados Unidos e cada vez mais um pouco por todo o Mundo.
Em Inglaterra já existem mais de uma centena de Comedy Clubs e um pouco por toda a Europa as novas gerações já estão alerta em relação a este fenómeno.
Outra facção mais radical segue uma linha mais intervencionista, disparando em todas as direcções não com o intuito de fazer rir, o que não quer dizer que não o façam às vezes, mas sim de alertar consciências e lutar contra aquilo que mais odeiam, detestam ou simplesmente não gostam.

(Fonte dos dados: http://www.niltoncomedy.com/)


Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt