Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Biblioteca Municipal da Batalha organiza a 16.ª edição do concurso literário “O Fio da Memória – O Conto”

Quinta, 27 De Fevereiro De 2025

A Biblioteca Municipal da Batalha organiza a 16.ª edição do concurso literário “O Fio da Memória – o Conto”, que se realiza entre 28 de fevereiro e 30 de abril, e tem como meta incentivar para o género literário do conto, que assume grande relevância na promoção da literatura, disseminando a prática da leitura e da escrita, e apelando para a criatividade. Este desafio, promovido pelo Município da Batalha e apoiado pelo Jornal da Batalha, contribui para a preservação da tradição literária e da ilustração, permite a descoberta de novos escritores e destaca as “histórias” relacionadas com a realidade concelhia/geográfica/histórica da Batalha.

Uma das novidades desta edição do concurso é a inclusão do ensino secundário na componente da ilustração dos contos, com a consequente integração do curso de Artes no Agrupamento de Escolas da Batalha, o que amplia as oportunidades de participação e enriquece mais o desafio.

«Este concurso estimula a produção literária, valoriza os novos talentos e salvaguarda o património cultural e literário do concelho», afirma Mónica Cardoso, vereadora da Cultura do Município da Batalha. «Esta iniciativa, de reconhecido interesse literário e cultural, tem sido amplamente valorizada pela comunidade educativa do Agrupamento de Escolas da Batalha, tendo registado ao longo dos anos um número notável de participações.»

O concurso destina-se aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário matriculados no Agrupamento de Escolas da Batalha no presente ano letivo (2024/2025). Cada aluno inscrito só pode submeter um trabalho, e todos os trabalhos devem ser inéditos e originais, criados de forma individual. No final serão premiados os três melhores contos e as três melhores ilustrações, e poderão ainda ser atribuídas menções honrosas.

Os alunos interessados em participar no concurso podem encontrar o regulamento e a ficha de inscrição no site do Município da Batalha. O júri que avaliará os trabalhos a concurso é constituído por um jornalista do Jornal da Batalha, um docente do Ensino Superior e Secundário, um historiador e um elemento da autarquia da Batalha.

O conto é um género literário, associado ao povo, que nasceu anónimo e começou por ser um relato simples e despretensioso de situações imaginárias, na maioria das vezes destinado a ocupar os momentos de lazer das populações. O contador de histórias narrava episódios, sendo muito valorizada a sua expressividade oral para cativar a atenção dos ouvintes.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt