Terça, 07 De Janeiro De 2025
Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, visitou esta manhã a vila da Batalha, com receção na Sala de Sessões da Câmara Municipal, presidida pelo seu presidente, Raul Castro, e pelo diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo. Estiveram presentes os vereadores, alguns presidentes de junta das freguesias do concelho e deputados da Assembleia Municipal.
Raul Castro reforçou nesta pequena sessão inicial a pertinência e relevância de proteger o Mosteiro da Batalha, património da Humanidade, apelando à eliminação das portagens na A19, de forma a reduzir o tráfego de veículos pesados na IC2 que passa em frente ao Mosteiro. Uma outra proposta que o presidente do Município da Batalha apresentou a Dalila Rodrigues foi a requalificação dos antigos depósitos do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), localizados na vila e geridos pela Câmara, para acolher um projeto de valorização patrimonial.
Durante a sua intervenção, a ministra da Cultura demonstrou publicamente a sua disponibilidade para levar o tema do troço da A19 aos responsáveis do Governo da respetiva área de atuação, e mostrou o seu entusiasmo pela possibilidade de utilização do edificado do antigo IVV para outros fins municipais.
O périplo pela vila da Batalha continuou pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, com uma visita guiada, e terminou com a entrada e visita ao Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt