Terça, 26 De Novembro De 2024
O Município da Batalha anuncia a reabertura das Piscinas Municipais já esta quarta-feira, dia 27 de novembro, após encerramento em abril para a primeira intervenção de requalificação da infraestrutura desde a sua inauguração, em outubro de 1995, para melhorar a eficiência energética. Esta obra, com um investimento total de 725.983,70 euros, foi recentemente objeto de candidatura ao CENTRO2030, no âmbito do concurso “Eficiência Energética na Administração Local – ITI CIM” (CENTRO2030-2024-28), onde se propõe um montante de financiamento FEDER de 584.334,48 euros, para um investimento elegível de 687.452,33 euros.
A empreitada, que decorreu entre os meses de abril e novembro, integrou a reformulação da central térmica e o fornecimento de uma caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação nos balneários e áreas adjacentes, a substituição parcial dos vãos envidraçados e do sistema de filtragem e tratamento de água, e a adaptação e substituição de luminárias para tecnologia LED. O projeto incluiu ainda a colocação de painéis fotovoltaicos, a implementação de um sistema de gestão integrada central que controla a partir de agora todos os equipamentos, e a reformulação da rede de gás.
Esta requalificação permitiu contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, aumentar a eficiência energética do edifício, e promover o fomento da utilização de energias renováveis na produção de eletricidade e a redução da dependência energética proveniente do exterior.
«Esta obra de fundo visou, sobretudo, melhorar a eficiência energética deste edifício municipal, o que implicou uma intervenção mais demorada, no que concerne a instalação de maquinaria e equipamentos essenciais para o funcionamento em pleno das piscinas», explica Raul Castro, presidente da Câmara Municipal da Batalha. «Estamos muito satisfeitos por reabrir esta infraestrutura municipal, atestando uma clara melhoria no seu funcionamento operacional e a importante redução do consumo energético, o que contribui para o conforto dos seus utilizadores e para a sustentabilidade ambiental.»
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt