Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Creches em São Mamede e em Reguengo do Fetal

Terça, 10 De Agosto De 2004

Creches em São Mamede e em Reguengo do Fetal
Foram aprovadas as candidaturas efectuadas no âmbito do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, para a instalação de creches nas Freguesias de São Mamede e de Reguengo do Fétal.
Em São Mamede, esta nova valência social ficará abrangida pelo Centro Social e Cultural da Paróquia daquela freguesia, que passará a ter capacidade para receber 35 crianças dos 3 meses aos 3 anos. O equipamento social em questão, servirá as populações de São Mamede e flutuantes das empresas sediadas naquela freguesia, essencialmente ao nível dos têxteis e da faiança.
Do projecto apresentado, inserida no Eixo 5 - Medida 5.6 - FEDER, aponta-se a criação de 10 berçários, uma sala de actividades para 10 crianças com idades compreendidas entre a aquisição de marcha e os 24 meses e respectivas zonas de apoio, 1 sala de apoio para crianças dos 24 aos 36 meses, assim como zonas acessórias de copa, refeitório, cozinha e recepção.
O investimento ilegível aprovado para a execução deste projecto é de 240.081,15 Euros, comparticipado pelo FEDER em 129.643,82 Euros e pelo Estado Português em 86.429, 21.
De igual forma, foi também aprovada a candidatura para a instalação de uma creche na Freguesia de Reguengo do Fétal, afecta ao Centro Paroquial de Assistência daquela freguesia. O espaço em questão, terá uma capacidade para acolher 33 crianças dos 3 meses aos 3 anos. Refira-se que o Centro Paroquial de Assistência de Reguengo conta já com esta valência, mas sem condições físicas para poder prosseguir a sua actividade. As salas existentes, integradas no Lar, resultaram de uma exígua adaptação do espaço, estando desadequadas às actuais necessidades. O novo edifício acolherá também a valência de Jardim de Infância, pretendendo-se alargar o número de respostas sociais de 15 para 33, de acordo com projecto de arquitectura.
Neste caso, o investimento inelegível aprovado é de 182.053, 00 Euros, sendo a comparticipação do FEDER de 98.308,62 Euros.
Refira-se que em ambas as candidaturas, efectuadas na Autarquia da Batalha, os resultados da avaliação foram excelentes. No caso do projecto para a construção da creche no Reguengo do Fétal, a pontuação global obtida foi de 94,8%, enquanto que a candidatura referente à Freguesia de São Mamede obteve no total 87,6%.
De acordo com António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, os projectos agora aprovados "passarão a dar respostas sociais de extrema importância nas respectivas Freguesias, contribuindo, por exemplo, para proporcionar a fixação de jovens casais nestes locais, garantindo, em complemento uma melhor qualidade de vida às famílias".




Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt