Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

EZ Special, Gala Internacional de Folclore e Tony Carreira nas Festas da Batalha

Terça, 10 De Agosto De 2004

EZ Special, Gala Internacional de Folclore e Tony Carreira nas Festas da BatalhaAs Festas da Batalha, na sua 56ª edição, contam já com o programa definido e prometem ao longo dos dias 13, 14 e 15 de Agosto, marcar a diferença e apostar na animação para todas as sensibilidades e gostos.
No dia 13 de Agosto, Sexta-Feira, às 22h00, a animação musical chegará com o grupo nortenho "EZ SPECIAL", cujo sucesso foi alcançado no ano passado com os sons utilizados pela operadora de telecomunicações TMN. Desde aí, não mais parou a banda, com presença assídua na maioria das Queimas das Fitas organizadas no nosso país e nalguns festivais de música. A terminar a noite, o Pavilhão Multiusos recebe, a partir das 0h00, a Discoteca móvel "Batalha Fora D`Horas".
No dia seguinte, Dia do Município da Batalha, o programa das comemorações tem início às 17h30, com a inauguração da Exposição Documental "A.R.B. - 50 anos de Associativismo" na Galeria Mouzinho de Albuquerque, numa mostra organizada pela Associação Recreativa Batalhense decorrendo na Praça Mouzinho de Albuquerque até às 20h00, Jogos Tradicionais.
O já tradicional Encontro Anual de Emigrantes, este ano com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, Dr. Carlos Gonçalves, tem início às 18h30, este ano no Auditório Municipal da Batalha, numa cerimónia que contará ainda com a recepção dos grupos folclóricos que participam na Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico Rosas do Lena.
Esta última, tem início às 21h30, com o Espectáculo Etnográfico: "A Batalha a Cantar e a Dançar da Quaresma a Santo António", seguindo-se as actuações dos seguintes agrupamentos: Rancho Folclórico Rosas do Lena, Rebolaria, Batalha - Alta Estremadura, Rancho Folclórico do Calvário, Lagoa - Algarve, Rancho Folclórico Pro Loco - Gavoi, Sardenha - Itália, Rancho Folclórico de Santa Marta de Portuzelo - Viana do Castelo - Alto Minho, Rancho Folclórico Sumadija - Mladenovac - Sérvia, Grupo Etnográfico da Região de Coimbra - Coimbra - Beira Litoral. A noite continua no Pavilhão Multiusos da Batalha com a Discoteca Móvel "Batalha Fora D`Horas".
No dia 15 de Agosto, Feriado Nacional, tem lugar o Grande Prémio de Atletismo "Mestre D `Avis", com início junto à Capela de São Jorge pelas 10h30, numa prova com uma extensão de 10 quilómetros e que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Batalha, Grupo Desportivo da Batalha e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, seguindo-se, durante a tarde, a realização de Jogos Tradicionais.
A programação nocturna, com início às 21h30, reserva-nos os concertos de "Suzana" e de "Tony Carreira" e a sua Banda, numa organização da Rádio Batalha.

Exposição Documental "ARB-50 anos de Associativismo"

De 14 de Agosto a 29 de Agosto, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, Vila da Batalha, a Associação Recreativa Batalhense expõe algum do seu espólio relativo ao trabalho de 45 anos de existência.
Será uma oportunidade para esta associação dar a conhecer alguns documentos antigos (documentos, quadros, publicidade, fotografias, entre outros elementos) que, regra geral, estão arquivados longe do público e que, certamente, relembrarão alguns dos bons momentos passados.
É também o momento de a Associação Recreativa Batalhense se dar a conhecer um pouco mais e relembrar que existe para servir os sócios e a Batalha, alem da oportunidade de cativar a juventude na área do associativismo, sendo, por isso dirigida aos jovens e à população de todo o Concelho da Batalha.
A referida mostra, dado o interesse que regista, integra o programa das Festas da Batalha, na sua 56ª edição, sendo inaugurada a 14 de Agosto, Feriado Municipal, pelas 17h30, com a presença do Sr. Presidente da Câmara da Batalha, António Lucas.

Breve historial da Associação Recreativa Batalhense:


A Associação Recreativa Batalhense foi fundada a 28 de Janeiro de 1959, através do alvará n° 4 assinado pelo Exmo. Sr. Governador Civil de Leiria, Mário Salgueiro Gallo. Como certamente é do conhecimento geral, a Associação Recreativa Batalhense tem ao longo destes 45 anos desenvolvido actividades, nas componentes culturais, sociais, recreativas, desportivas amadoras e humanitárias.
A ARB tem actualmente cerca de 400 sócios sendo na maioria jovens, e está inscrita na RNAJ (Rede Nacional de Associações Juvenis) desde 1990. Assim, temos dedicado a nossa actividade quer aos nossos sócios que aos jovens.
Desde 27 de Janeiro de 2000 a Associação Recreativa Batalhense viu reconhecida a sua importância sendo considerada instituição de utilidade pública (publicado no DR II série n° 22).
Esta é a única colectividade do género a funcionar na vila da Batalha. Ao longo de 45 anos, apenas esteve inactiva no período de 1972 a 1976 por motivos políticos e sociais da altura. A sede da Associação Recreativa Batalhense no Largo Carvalho do Outeiro foi reconstruída em 2003, com vista a proporcionar melhores condições aos sócios, como sejam: serviço de bar, tvcabo, internet, bilhar e etc.

(Mário Cristino, Presidente da Direcção da ARB*)

* Texto adaptado


Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt