Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Batalha integra Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

Quarta, 23 De Setembro De 2020

O Município da Batalha integra, desde o dia de hoje, a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, uma das mais importantes redes internacionais criada em 2013 e que tem como principal objetivo a promoção da inclusão, da prosperidade e da sustentabilidade dos territórios, assente nos princípios da Declaração de Pequim sobre a aprendizagem ao longo da vida para todos.

A candidatura submetida pelo Município da Batalha à UNESCO radicou em diversas práticas que vêm sendo concretizadas pela Autarquia em torno das acessibilidades (físicas e de conteúdos), com especial incidência para o projeto PLIP – Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada e que disponibiliza diversos formatos de livros a cidadãos portadores de deficiência, bem como os amplos recursos acessíveis disponibilizados no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

O documento submetido à seleção dos elementos do júri, destaca também o amplo número de parcerias concretizadas com instituições como o Instituto Politécnico de Leiria, CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Biblioteca Sonora da Biblioteca Municipal do Porto, entre outras.


Com a adesão do Município da Batalha à Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, a Autarquia passará a integrar uma rede mundial de cidades e vilas com reconhecidas competências e práticas ligadas à valorização e à cultura das aprendizagens ao longo da vida.

Aponta Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha “que a adesão do Município da Batalha à Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO se traduz por um enorme orgulho e também grande responsabilidade para a Autarquia”.

“O reconhecimento pela UNESCO das boas práticas que o Município da Batalha vem desenvolvendo na área das Acessibilidades - em diversos projetos já concretizados - encoraja-nos a continuar nesta senda da construção de uma sociedade mais justa e com mais respostas para quem apresenta limitações”, enfatiza Paulo Santos.

Ainda de acordo com o autarca “é no momento presente em que vivemos, e devido aos efeitos nefastos da pandemia COVID-19 que este tipo de respostas dirigidas a públicos com necessidades especiais pode dirimir situações de exclusão social”.

A cerimónia de divulgação das novas cidades e vilas aderentes à Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, decorreu no dia de hoje, na cidade alemã de Hamburgo, contabilizando-se agora um total de 230 cidade e 64 países que integram esta rede.

 

Veja aqui o certificado atribuído ao Município da Batalha

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt