Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Câmara da Batalha apresenta um orçamento consolidado de 25 milhões de euros

Terça, 30 De Outubro De 2018

A Câmara da Batalha prevê para 2019 e anos seguintes um orçamento consolidado de 25 milhões de euros, mais 0,8% em relação ao ano anterior, quando considerado a valores anuais. É "um dos maiores orçamentos de sempre", refere o Autarca local. O Orçamento para 2019, que será algo alvo de apreciação por parte da Assembleia Municipal, no primeiro ano de execução ascende ao valor de 16 milhões euros, que se traduz num aumento face ao ano de 2018 e desenvolve 9 milhões de euros de verbas a definir em anos seguintes.
Com um diversificado leque de obras/aquisições previstas para o ano de 2019, destacam-se as apostas nas vertentes da Educação (conclusão das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha; aquisição de material didático e informático), Proteção Civil (apoio a Bombeiros Voluntários; gestão dos espaços florestais através de ações de silvicultura preventiva em vias municipais), Habitação e Ordenamento do Território (reabilitação do antigo edifício dos Paços do Concelho e da Casa da Obra; Parque de Eventos Sta. Maria da Vitória – readaptação antigo campo futebol da Vila), Saneamento (Lugares de Andreus, Casal do Alho, Golpilheira, Santo Antão, Faniqueira e outros lugares), Proteção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza (Ciclovia do Vale do Lena - Açude Parque dos Infantes), Desporto, Recreio e Lazer (Pavilhão Desportivo Municipal de São Mamede), Indústria e Energia (infraestruturas urbanísticas – ampliação da Zona Industrial da Jardoeira) e Turismo (Remodelação do Estacionamento Autocarros Turísticos junto Zona Histórica da Vila; Adaptação de Escola Primária Reguengo Fetal para instalação Hostel).

A função Cultural conhece também em 2019 um forte incremento resultante das parcerias e redes culturais aprovadas no âmbito do programa operacional da região Centro – Centro2020, nomeadamente os projetos conjuntos dos Lugares "Património Mundial do Centro", Programa Cultural em Rede - OP(us) - Ópera no Património e ainda a parceria “Região de Leiria - Rede Cultural”.

Também a Requalificação da Rede Viária e a renovação da rede de Abastecimento de Águas, são áreas identificadas com um forte crescimento do investimento em 2019, em cumprimento, por um lado, do plano de eliminação dos pontos negros de segurança rodoviária identificados em estudo realizado pela Autoridade de Segurança Rodoviária Nacional (ANSR), e, no domínio da rede de água, implementar medidas de eficiência e melhoria do sistema de abastecimento e de captação de água no concelho.

O Presidente do Município da Batalha, Paulo Batista Santos, realça que “este orçamento volta a demonstrar que a nossa aposta na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos Batalhenses é uma realidade e que está para continuar. Queremos criar as condições para que as pessoas e as empresas se possam fixar no nosso Concelho e, com esse intuito, voltamos a apresentar um orçamento com forte incidência nas áreas Social, Económica e da Educação”.

“A aposta em 2019 passa igualmente por criar todas as condições possíveis para concluir com sucesso o processo de internalização da empresa municipal, bem assim assumir as novas competências municipais, para além da educação, nas áreas da saúde, justiça ou ação social, previstas no processo de descentralização aprovado recentemente pelo Governo”, acrescenta o Autarca.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt