Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Projeto de combate à obesidade infantil reduz número de casos de excesso de peso

Quinta, 27 De Setembro De 2018

A Câmara da Batalha, em articulação com o Agrupamento de Escolas, implementou no Ano Letivo de 2016/2017, em todas as Escolas Básicas e nos Jardins de Infância da Rede Pública, o projeto de combate à obesidade infantil “Batalha Saudável”, que envolve mais de 750 alunos.

O Projeto “Batalha Saudável”, que recorre a uma Nutricionista e procede ao levantamento e à classificação do estado nutricional dos alunos do Concelho da Batalha, aposta na promoção junto deste público, da transmissão de conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e diversificada.


Após a sistematização da recolha de dados relativos à composição corporal dos alunos, recorrendo à medição do peso, altura e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), através das Curvas de Crescimento da Organização Mundial da Saúde, é possível concluir que após a implementação do projeto, verifica-se uma redução de 7% dos casos de obesidade no pré-escolar, aumentando esse valor para 7,2% junto dos alunos do 1º CEB.

A redução do número de casos em que o excesso de peso nas crianças é prevalente, justifica a continuidade deste projeto no Ano-Letivo que agora iniciou, reforçando por esta via as ações de sensibilização junto dos alunos e dos Encarregados de Educação para as vantagens de uma alimentação saudável.

Entende Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha que os dados agora conhecidos “confirmam que a prevenção é mesmo a melhor resposta a este problema complexo que é a obesidade infantil”.

Segundo os dados oficiais, uma em cada três crianças portuguesas apresenta excesso de peso, uma tendência que para os especialistas em saúde pública vai intensificar-se nos próximos anos. Por esta razão, a Comissão Europeia aponta Portugal como um dos países europeus com maior número de crianças afetadas por esta epidemia.

Para Paulo Santos, “em boa hora a Autarquia da Batalha, em articulação com o Agrupamento de Escolas deu início a este projeto que tem merecido total abertura e disponibilidade na sua implementação junto da comunidade escolar”.

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt