Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Novas Primaveras e Academia Sénior chegam a mais de meio milhar de idosos em 2018

Segunda, 31 De Julho De 2017

A Câmara Municipal da Batalha decidiu hoje reforçar o apoio municipal aos programas de apoio ao Idoso, designadamente o Programa Novas Primaveras e Academia Sénior, assegurando não só a sua continuidade como promovendo o alargamento destas iniciativas a mais idosos, com o objetivo envolver mais de milhar de idosos do Concelho.

O Programa Novas Primaveras consiste essencialmente num programa de artes (música, dança e teatro), em parceria com a SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, e tem beneficiado as IPSS do concelho com sessões quinzenais dirigidas aos seus idosos, dependentes e/ou acamados.


As atividades decorrem entre janeiro e dezembro, com interrupção no mês de agosto e anualmente é realizado o espetáculo final, no mês de julho, para apresentação do trabalho desenvolvido, funcionando também como encontro/partilha entre todos os utentes das IPSS, Município e SAMP.


Por seu turno a Academia Sénior a funcionar na Batalha e São Mamede, resulta de uma parceria com a Associação Cultural “Arte sem fim”, concretiza um projeto iniciado em 2015 para a dinamização e formação da população idosa, em áreas como as artes plásticas, a informática e aprendizagem do inglês.


A Academia Sénior para além das suas atividades regulares, promove no final do ano letivo uma exposição dos trabalhos realizados e dinamiza visitas de estudo aos alunos sénior que desta forma também enriquecem conhecimentos e dinamizam o convívio.


Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, referiu que acredita bastante nestes projetos, e salientou “a importância dos mesmos para o convívio e envelhecimento ativo da população idoso do concelho da Batalha”.


O Autarca assinalou ainda que o reforço do investimento da Autarquia nestes projetos “reflete a importância que a população mais idosa representa para o Executivo, mas sobre pretende corresponder ao entusiasmo que os alunos revelam nas muitas atividades”.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt