Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Batalha no top 15 dos municípios portugueses com menor endividamento

Terça, 25 De Julho De 2017

O Município da Batalha subiu 8 posições no ranking dos municípios portugueses que apresentam maior eficiência financeira, de acordo com a sua dimensão, fixando-se na 29º posição do ranking global dos municípios de pequena dimensão, integrados na lista dos 100 melhor classificados globalmente. O ranking foi publicado esta segunda-feira, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente a 2016.


No referido documento, o Município da Batalha encontra-se no top 15 dos municípios que apresentam menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos (passivos financeiros) em 2016, encontrando-se posicionado na 14ª posição nacional dos municípios que apresentam menor volume de despesa paga em juros, o que evidencia o reduzido endividamento municipal.


Segundo os autores do estudo, “dos primeiros municípios hierarquizados com menores encargos de amortizações, quatro são de media dimensão e os restantes são de pequena dimensão. Na generalidade, estes municípios em 2016 apresentaram descida do volume de encargos com amortizações, (…) sendo de relevar: Benavente (-615,4 mil euros, -80,7%), Miranda do Corvo (-548 mil euros, -78,8%), Ponta do Sol (-424 mil euros, -77,5%). Batalha (-377 mil euros, -77%), Penacova (-264,3 mil euros, - 83,3%)”.


Este estudo foi coordenado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e realizado em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho.


Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, “este é mais um indicador da boa saúde financeira do Município que, mesmo estando a realizar vários investimentos municipais nas áreas da Educação, do Ambiente e na requalificação urbana, representando mais de 9 milhões de euros, está equilibrado nas suas contas e apresenta um endividamento reduzido”.

 

Consulte aqui o estudo.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt