Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Assembleia da República acolhe exposição evocativa do Mosteiro

Domingo, 14 De Maio De 2017

A Sala dos Passos Perdidos, na Assembleia da República, recebe de 04 de maio a 02 de junho a exposição evocativa “Mosteiro da Batalha: Património Mundial | Panteão Nacional”. 

A mostra, a inaugurar na próxima quinta-feira, 4 de maio, às 17h00, após a Sessão Plenária, enfatiza a vocação secular de panteão régio associada ao monumento, que conserva a memória da Batalha de Aljubarrota, ocorrida em 1385, sendo considerado uma das referências mais significativas do Gótico português.


A exposição “Mosteiro da Batalha: Património Mundial | Panteão Nacional” decorre da atribuição, pela Assembleia da República, em 2016, de honras de Panteão Nacional ao monumento, como um justo agradecimento da Autarquia ao Parlamento Português pela atribuição desta importante distinção.


Para além dos dados cronológicos e históricos mais representativos deste conjunto arquitetónico a exposição, que resulta de uma parceria encetada pela Câmara da Batalha e Direção-Geral do Património Cultural, exibe ainda 10 fotografias de conceituados fotógrafos com imagens de grande beleza estética e conceptual. Estarão ainda expostas diversas peças de cantaria tradicional, designadamente duas gárgulas e uma rosácea.


Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha que a exposição “Mosteiro da Batalha: Património Mundial | Panteão Nacional”, se reveste de grande importância “no contexto da afirmação do monumento como Panteão Nacional”.


Para Paulo Santos, a realização desta exposição na Assembleia da República, “constitui-se como um justo agradecimento às Senhoras e aos Senhores Deputados pela atribuição ao monumento do estatuto de Panteão Nacional, consistindo esta distinção uma enorme e justa homenagem à memória dos portugueses que através de feitos extraordinários, perpetuaram a memória lusa em Portugal e no Mundo”.


Após a inauguração da exposição, decorrerá uma degustação de produtos locais, com o intuito de promover algumas das iguarias gastronómicas do Concelho.

 

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt