Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Batalha acolhe encontro nacional da Rede Maior Empregabilidade

Segunda, 13 De Fevereiro De 2017

 

O Auditório Municipal da Batalha recebe no dia 14 de fevereiro, a 12º reunião da Rede Maior Empregabilidade, numa iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com o Grupo Fórum Estudante, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) o Agrupamento de Escolas da Batalha e a Câmara Municipal.

A Rede Maior Empregabilidade visa criar fóruns de discussão e de trabalho com o intuito de estudar os fatores críticos de sucesso no Ensino Profissional, a partilha de boas práticas de promoção da empregabilidade numa lógica de valorização do ensino profissional em estreita ligação às empresas e ao mercado laboral.

Os trabalhos iniciam-se pela manhã, com o Encontro de Centros Qualifica das regiões Norte, Centro e Lisboa/Vale do Tejo, que contará com a participação do Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Professor Gonçalo Xufre, representantes da Direção de Serviços da Região Norte, da Direção de Serviços da Região Centro e da Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).


À tarde, os trabalhos prosseguem com a sessão da Rede Maior Empregabilidade em que participaram 80 representantes de escolas profissionais e Agrupamentos de Escolas com a valência de ensino profissional.

Numa ótica de valorizar o Ensino Profissional, mais de 100 alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas da Batalha participaram hoje no “Dia Aberto nas Empresas”, uma iniciativa de âmbito nacional que propicia aos jovens o contacto e a visita a unidades empresariais diversas no concelho.

Alunos e os docentes envolvidos nesta iniciativa, com frequência dos Cursos de Turismo e Comércio e de Gestão e Programação de Sistemas, tiveram a oportunidade de visitar diversas empresas inovadoras localizadas na Batalha, por forma a aproximar a Escola e a formação aí ministrada ao mercado de trabalho.

No entender de Paulo Santos, Presidente da Câmara da Batalha, a realização de uma iniciativa como o Dia Aberto nas Empresas, “reveste-se da maior importância, e deve assumir para o Agrupamento de Escolas e para o Município grande empenho”.

“Ao promovermos o contacto entre alunos, escola e empresas, estamos a estreitar os laços de formação, mas também a prestarmos um verdadeiro contributo à Educação de base profissional, tão necessária no contexto do país”.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt