Local:
Batalha
Descrição:

A empreitada “Unidade de apoio à rede europeia de conhecimento (casa da Juventude)” tem por objetivo a Reabilitação do Edifício Público antigo hospital da Misericórdia para Unidade de Apoio à rede Europeia do Conhecimento para a Juventude, infraestruturas de suporte e arranjos exteriores.

A intervenção no seu todo surge-nos como elemento decisivo, e regulador de um conjunto de elementos "sobrantes" das várias intervenções que foram consolidando os lotes contíguos.

O acesso é feito pela antiga estrada da Quinta do Sobrado, agora com uma caracterização pedonal, que permite o acesso a viaturas de forma a dar apoio ao edifício, e estabiliza praticamente na cota de soleira da proposta, onde se posiciona um pequeno apontamento que marca de forma espontânea o ponto de convergência de toda a movimentação do edifício

Em contraponto e estabelecendo a relação da intervenção com a malha urbana, é reabilitada uma plataforma que se expande ligeiramente, e revela-se sobre o casco histórico, oferecendo assim ao utente um área publico de reflexão.

A intervenção aparece-nos "vestida" pelo fachada exterior tipicamente setecentista, reservando os apontamentos em cantaria, onde deixa antever um volume interior, que alberga o nova estrutura que totalmente independente e permeável a vista, esta forma a não condicionar os já existentes vãos, que continuam a assumir a perspectiva visual sobre o casco histórico bem como a memória de quem já "privou" nesse espaço.

Agregado a este, aparece-nos uma plataforma virada a nascente que permite uma expansão do piso térreo para o exterior.

No logradouro são articuladas as cotas de forma a eliminar o paredão que confronta antiga estrada da Quinta do Sobrado e assim atribuir uma escala humana a acesso principal.

Quanto ao conteúdo programático desenvolvido com base no piso térreo num espaço de socialismo servidos por uma pequena cafetaria e de exposição, onde também são suportados os espaços de receção, instalações sanitárias, áreas técnicas.

O piso superior é ligado por uma escada e um elevador que torna a o espaço acessível pela sua totalidade, piso esse onde ocorre um espaço co-work , espaço de reunião, pequena copa de apoio e gabinetes reservados.

 

 

 

Processo nr.:
49/2016
Data Prevista para o Início da obra:
abril de 2017
Data Prevista para a Conclusão da Obra:
outubro de 2017
Valor previsto para a adjudicação:
410.000,00 + IVA
Top